Aproximações teóricas sobre a construção da identidade profissional docente na pós-graduação stricto sensu em turismo, hospitalidade e áreas afins no Brasil
Aproximações teóricas sobre a construção da identidade profissional docente na pós-graduação stricto sensu em turismo, hospitalidade e áreas afins no Brasil
Theoretical approaches to the construction of professional teaching identity in postgraduate courses in tourism, hospitality and related areas in Brazil
Aproximaciones teóricas a la construcción de la identidad profesional docente en cursos de posgrado en turismo, hotelería y afines en Brasil
Fonte: El Periplo Sustentable; Núm. 47 (2024): Número cuarenta y siete; 55 - 75
Palavras-chave:
Resumo: O artigo teve como objetivo compreender as atribuições teórico-reflexivas direcionadas aos cursos de pós-graduação stricto sensu em turismo, hospitalidade e áreas afins no Brasil, à luz da construção da identidade profissional docente. Ressalta-se nesta pesquisa que as atribuições teóricas e práticas ocorridas nas duas últimas décadas possibilitaram a criação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), em 2002, organização que vem diversificando temáticas de ensino e pesquisa nessas áreas de estudos. A metodologia envolveu pesquisa de cunho qualitativa, descritiva-exploratória e bibliográfica. Após as análises propõe-se contribuições interdisciplinares que corroboram para novos olhares alinhados à construção da identidade docente (construção interdisciplinar). Nas considerações finais apresenta-se contribuições à luz do caminhar na docência e na pesquisa. Desta forma, propõe-se a realização de futuras investigações teóricas e/ou aplicadas para auxiliar em novas adequações direcionadas a melhorias relacionadas à formação de recursos humanos nesses cursos de pós-graduação stricto sensu em turismo, hospitalidade e áreas afins no país.