Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 33 n. 3 (2022): Setembro-Dezembro; 94-106
Palavras-chave:
economia comportamental; gamificação; comportamento do turista; lazer; QR code
Resumo: A interpretação ambiental (IA) é um importante componente do ecoturismo e do uso público em áreas naturais protegidas, pois fornece informações sobre a biodiversidade, os ecossistemas e as questões ambientais relacionadas a esses locais. No entanto, a compreensão dos fatores que influenciam os visitantes a se interessarem pelos conteúdos interpretativos é limitada. Nesse contexto, uma pesquisa foi conduzida com o objetivo de identificar um direcionamento comportamental de busca de conteúdos interpretativos estimulado por nudges, com o auxílio da tecnologia móvel. A aplicação de nudges, que são pequenas intervenções que buscam influenciar o comportamento das pessoas de maneira sutil e não coercitiva, tem se mostrado cada vez mais relevante em diversas áreas, incluindo o turismo de natureza. Isso porque essas intervenções podem ser aplicadas de forma não intrusiva e podem contribuir para a melhoria da experiência do visitante. O pressuposto era que, ao ler o qr code instalado na entrada de uma trilha, os visitantes teriam maior interesse em saber mais sobre IA. Além disso, foi testado se os nudges de norma social seriam mais eficazes do que perguntas diretas na estimulação do interesse dos visitantes. Os resultados da pesquisa mostraram que os nudges foram eficazes em despertar o interesse dos visitantes pela IA. Além disso, os nudges de norma social foram mais eficazes do que as perguntas diretas. Esses resultados indicam que a utilização de nudges e a gamificação podem ser caminhos promissores para aumentar o interesse dos visitantes por temas ambientais em roteiros de turismo de natureza.