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Parque Aquático Beach Park, no Estado do Ceará, no Brasil, como Atrativo Turístico e a Influência da Hospitalidade na Experiência dos Visitantes
 
     Parque Aquático Beach Park, no Estado do Ceará, no Brasil, como Atrativo Turístico e a Influência da Hospitalidade na Experiência dos Visitantes
     
     


Autor(es):
Macedo, Raquel Fernandes de
Xavier, Túlio Medeiros
Araújo, Maria Valéria Pereira de


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 33 n. 3 (2022): Setembro-Dezembro; 168-186

Palavras-chave:
Hospitalidade; Economia de Experiência; Parque Temático; Parque Aquático


Resumo: Os parques temáticos são considerados atrativos turísticos no mercado de entretenimento, oferecendo equipamentos que podem estimular a economia local ou até  regional. No caso do Ceará, cerca de 80% dos turistas que visitam o Estado, fazem passeios pelo complexo aquático do Beach Park, parque foco deste estudo. Apesar da existência de alguns estudos sobre parques temáticos que investigam a experiência e o encantamento dos clientes, percebe-se uma lacuna a ser preenchida pelo presente artigo que aborda a experiência de visitantes de um parque temático na perspectiva da hospitalidade. Desse modo, em meio à fundamentação teórica apresentada, apresenta-se os indicadores do modelo de qualidade de Mondo e Fiates (2017) que estudam  categorias como: acesso, ambiente, elemento humano, experiência, segurança e qualidade técnica. Neste contexto, estabeleceu-se como objetivo geral compreender a percepção dos visitantes sobre a hospitalidade no parque temático Beach Park. Trata-se de um trabalho de natureza descritivo-explicativa com abordagem quantitativa com base em dados colhidos junto aos visitantes do parque. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários no google forms e a analise dos dados apoiou-se em software estatístico. Como resultados percebeu-se que havia sinalização e localização adequada no Beach Park, porém havia longas filas nos atrativos. O interesse dos funcionários em atender bem e ajudar as pessoas que frequentavam o parque foi apontado como ponto positivo, assim como a cobrança de valores compatíveis com os produtos oferecidos, causando satisfação nos clientes. Acredita-se que caminhos foram abertos para estudos posteriores que adotem análise fatorial confirmatória.