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Gramado Jornada Virtual: uma análise sobre seu currículo cultural
 
     Gramado Jornada Virtual: uma análise sobre seu currículo cultural
     
     


Autor(es):
Barbacovi, Manoela


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 33 n. 2 (2022): Maio-Agosto; 383-403

Palavras-chave:
Currículo cultural; Gramado; Turismo; Gamificação


Resumo: O presente estudo elege como objeto de análise o aplicativo Gramado Jornada Virtual. Esse App, desenvolvido com o aporte financeiro da Secretaria Municipal de Cultura de Gramado, encontra-se disponível para download no Google Play e Apple Store. Como um livro interativo, ele conta sobre a origem dessa cidade, seus colonizadores, apresentando, também, informações sobre os pontos turísticos e eventos, além de possuir alguns jogos e recursos que, por exemplo, permitem aos usuários tirar selfies como se estivessem em Gramado. Por meio do arcabouço teórico dos Estudos culturais, nesse artigo pretende-se ampliar as noções de currículo para além das fronteiras da escola, com base no que Costa, Wortmann e Bonin (2016) denominam de Currículo Cultural e, por conseguinte, encontrar respostas para os seguintes questionamentos: de que forma as teorizações sobre currículo cultural são observadas no Gramado Jornada Virtual? Quais os efeitos que esse aplicativo produz sobre a imagem turística dessa cidade e sob quais intencionalidades? Que tipo de relação se estabelece entre esse aplicativo e o marketing turístico de Gramado? Por intermédio das Análises Culturais realizadas sobre esse aplicativo, observou-se a difusão de narrativas particulares, desvelando, em seu âmago, um processo de seleção de discursos muito análogo àquele praticado no interior dos currículos escolares, com o propósito de reforçar a produção da imagem turística de Gramado associada a características europeias. E, também, notou-se a potencialidade do ambiente de gamificação para promoção de estratégias tácitas de marketing, voltadas principalmente para o público infantil, sob a égide de influenciar o mercado consumidor adulto.