Publicações de Turismo
Nova busca:        


Os efeitos das imagens sobre a disposicão a pagar por ingressos das atrações turísticas
 
     Os efeitos das imagens sobre a disposicão a pagar por ingressos das atrações turísticas
     
     


Autor(es):
Tavares, Jean Max
Perinotto, André Riani Costa
Juchneski, Daniele Paula


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 23 n. 2 (2021): Maio-Agosto; 376-390

Palavras-chave:


Resumo: O objetivo deste estudo foi medir a Disposição dos Consumidores a Pagar (DCP) por ingressos em atrações turísticas que eles nunca haviam visitado anteriormente, depois de visualizar imagens de atração turística como as mostradas no Instagram, por exemplo. Este artigo avaliou os possíveis efeitos das imagens na disposição dos jovens a pagar ingressos, em três atrações turísticas, em cada um dos cinco países mais visitados por brasileiros em 2017, a saber, Estados Unidos da América, Espanha, Argentina, França e Portugal. Primeiramente, foi feito um estudo piloto que contou com a participação de 60 universitários, com idades entre 18 e 35 anos e que nunca haviam viajado ao exterior, com uma única pergunta: qual o valor mínimo e máximo que estariam dispostos a pagar para cada uma das atrações turísticas apresentadas? Duas semanas depois, aplicou-se um questionário com essa mesma pergunta para 400 universitários com as mesmas particularidades supracitadas. Após responderem a esse questionário, foram convidados a visualizarem uma imagem de cada um dos atrativos para, em seguida, tornar a responder a mesma pergunta. Os resultados mostraram que a “imagem” melhorou sua DCP, embora em 20% das atrações os efeitos fossem contrários. Os resultados sugeriram contribuições importantes para os setores público e privado quando relacionados ao marketing do turismo.