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O Futuro do turismo no Brasil a partir da análise crítica do período 2000-2019
 
     O Futuro do turismo no Brasil a partir da análise crítica do período 2000-2019
     The future of tourism in Brazil through a critical analysis of the period 2000-2019
     El futuro del turismo en Brasil desde un análisis crítico del período 2000-2019


Autor(es):
Lohmann, Gui
Lobo, Heros Augusto Santos
Trigo, Luiz Gonzaga Godoi
Valduga, Vander
Castro, Rafael
Coelho, Mariana de Freitas
Cyrillo, Marina Wöhlke
Dalonso, Yoná
Gimenes-Minasse, Maria Henriqueta
Gosling, Marlusa de Sevilha
Lanzarini, Ricardo
Leal, Sergio Rodrigues
Marques, Osiris
Mayer, Verônica Feder
Moreira, Jasmine Cardozo


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 16 (2022); 2456

Palavras-chave:
Estudo do Turismo; Cultura Brasileira; Ações de Planejamento; Redes Políticas; Estruturas de Mercado.


Resumo: O presente artigo oferece uma perspectiva sobre o turismo no Brasil, analisando os principais desdobramentos com foco no período de 2000-2019. Trata-se de um artigo de opinião com reflexões de acadêmicos do turismo brasileiro. Os tópicos relacionados ao turismo, cobertos neste artigo, incluem economia, política e planejamento, marketing, transporte, meio ambiente, gastronomia, hospitalidade, lazer, entre outros. Como principal conclusão, considera-se que o Brasil não conseguiu se posicionar como destino de renome internacional, já que desde a década de 1990 os esforços para apoiar o desenvolvimento do turismo regional obtiveram sucesso apenas moderado. As crises econômicas, a instabilidade política, a violência e a corrupção foram entraves que afetaram consideravelmente o setor de turismo. A falta de uma abordagem coordenada entre os vários níveis de governo, a escassez de dados de turismo e uma campanha de marketing supra-governamental de longo prazo, entre outros fatores, fizeram com que o país perdesse várias oportunidades importantes na década de 2010 para se estabelecer como um dos principais destinos turísticos no mercado global.