Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 3 (2013): setembro
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Jogos e Brinquedos; Educação Física e Treinamento
Resumo:
Este estudo qualitativo teve como objetivo investigar, na visa?o de futuros profissionais de Educac?a?o Fi?sica, a aceitac?a?o da proposta de inserc?a?o dos Webgames adaptados no contexto do lazer. O estudo compreendeu uma pesquisa explorato?ria, utilizando-se como instrumentos para a coleta de dados um questiona?rio contendo perguntas abertas e observac?a?o participante, desenvolvida durante 4 encontros envolvendo vive?ncias com Webgames adaptados, oferecidas a 60 estudantes de Universidade Estadual brasileira. Os dados foram analisados descritivamente, por meio da Te?cnica de Ana?lise de Conteu?do Tema?tico, com base em tre?s eixos tema?ticos referentes a? receptividade e interesse dos participantes sobre a proposta, aos aspectos emocionais e a? criatividade presentes durante as vive?ncias. Os resultados indicaram que os futuros profissionais apontaram boa aceitac?a?o das estrate?gias envolvendo os Webgames adaptados, salientando o grande potencial de vive?ncias emocionais e de criatividade nas propostas. Durante a observac?a?o, pode-se notar alto grau de motivac?a?o e imersa?o nas atividades de adaptac?a?o dos jogos do ambiente virtual envolvendo o corpo. Sugerem-se novos estudos, no sentido de subsidiar o profissional atuante no campo do lazer para lidar com a inserc?a?o dos recursos tecnolo?gicos como estrate?gia pedago?gica.