Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 14 n. 2 (2011): junho
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Áreas de Pobreza; Políticas Publicas
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi contribuir para a ana?lise da relac?a?o entre o uso de escolas pu?blicas como espac?os de lazer em periferias de baixa renda do Munici?pio de Sa?o Paulo. A partir de breve resgate teo?rico, sobre lazer, desigualdade social, depende?ncia e educac?a?o no Brasil, relatou-se pesquisa feita no ano de 2009, entre moradores de Ermelino Matarazzo, que procurou avaliar a contribuic?a?o para o sentimento de pertencimento, de identidade, a partir do uso de escolas pu?blicas aos finais de semana para pra?ticas de lazer, o que foi confirmado pelos resultados. Ale?m disso, parcela significativa dos entrevistados estaria disposta a colaborar voluntariamente para a manutenc?a?o/ampliac?a?o dessas atividades e identificou-se tambe?m que se sentir “dono” da escola implicaria em poder decidir algo a respeito dela. Aponta-se assim tambe?m, dentro dos limites da pesquisa, a necessidade de uso de poli?ticas pu?blicas mais participativas o que nenhuma condic?a?o so?cio econo?mica pode impedir de acontecer.