Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 14 n. 3 (2011): setembro
Palavras-chave:
Lazer; Mídia; Álcool; Juventude
Resumo:
As possibilidades de vivenciar momentos de descontrac?a?o, descanso e divertimento esta?o presentes na contemporaneidade sendo que, de modo geral, as inu?meras pra?ticas e possibilidades de ocupac?a?o do tempo livre relacionado ao prazer sa?o, incansavelmente veiculadas nos va?rios meios de comunicac?a?o e, de modo especial, constituem grande parte do material de publicidade para a venda de bens e produtos. Nesse sentido a oferta de diferentes marcas de cerveja, como tambe?m a publicidade em torno das marcas e? bastante presente na mi?dia que estabelece estreita relac?a?o do consumo de cerveja com a vive?ncia do lazer. Muitas propagandas utilizam de imagens de diferentes ambientes e contextos sociais, como uma forma de divulgar a possibilidade de todas as pessoas adquirirem o produto oferecido e vivenciar as situac?o?es mostradas nos comerciais. Nota-se, enta?o, que as propagandas de cerveja esta?o utilizando va?rios artifi?cios para divulgar o a?lcool, dos quais destacam-se, i?cones de prazer, diversa?o, conquistas, recompensa pelo dia de trabalho, e satisfac?a?o do imagina?rio popular, como beleza, forc?a, sau?de, sexo etc., utilizando imagens que representam alegria e socializac?a?o. Este estudo tem por objetivo analisar as mensagens e as relac?o?es entre o consumo e situac?o?es agrada?veis, que de modo geral, representam a vive?ncia do lazer em sociedade, presente nos comerciais de cerveja. O material de analise esta? representado por comerciais de cervejas veiculados na mi?dia televisiva entre marc?o de 2009 a marc?o de 2010. Foram capturadas 39 propagandas em sites de compartilhamento de conteu?do, o Youtube, e nos sites das indu?strias cervejeiras, gravadas e armazenadas na forma de documento. Os comerciais foram analisados e divididos em quatro conjuntos de informac?o?es conforme a mensagem principal relacionada ao consumo. O primeiro conjunto e? referente a duas categorias, a 1a Encontros sociais e a 2a Presenc?a de celebridades. O segundo conjunto analisa a presenc?a das frases sobre consumo moderado e consciente, o terceiro e? com relac?a?o aos comerciais que apresentam apoio e patroci?nio a? selec?a?o brasileira de futebol e por fim o quarto e u?ltimo conjunto de dados aborda o pu?blico alvo das propagandas. Dentre os 39 comerciais 33,3% esta? relaciona o consumo da cerveja com encontros sociais e 66,6% das propagandas utilizam da imagem de celebridades como protagonistas. Em 89,7% das propagandas ha? a menc?a?o de frases do consumo consciente de forma legi?vel. Conclui-se que os comerciais recorrem ao imagina?rio por meio de cenas de lazer de jovens compreendidos por momentos agrada?veis e divertidos, repletos de satisfac?o?es e conquistas representando forte argumento de persuasa?o ao consumo. Fica estabelecida uma influente relac?a?o direta entre vive?ncia do lazer e consumo de cerveja, especialmente voltados a? parcela jovem da populac?a?o, principal alvo das campanhas publicita?rias analisadas.