Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 15 n. 3 (2012): setembro
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Educação Física e treinamento; Cultura
Resumo:
O presente estudo objetivou relatar uma experie?ncia pedago?gica com alunos do ensino me?dio de uma escola pu?blica do interior de Mato Grosso, na disciplina de educac?a?o fi?sica. Tal experie?ncia foi fundamentada na perspectiva da educac?a?o para o lazer. Nas aulas de educac?a?o fi?sica escolar e? predominante o ensino do esporte, sendo esse elemento da cultura fortemente influenciado pelo modelo de alto rendimento e pelos meios de comunicac?a?o de massa. As modalidades esportivas sa?o, muitas vezes, trabalhadas na educac?a?o fi?sica escolar com e?nfase na te?cnica corporal, de maneira repetitiva e sem a devida criticidade, oferecendo pouca contribuic?a?o para a formac?a?o integral dos alunos. Nesse sentido, a aula de educac?a?o fi?sica com a finalidade de viabilizar aos alunos o acesso ao conhecimento da cultura corporal, com base na perspectiva da educac?a?o para o lazer, pode ser um contributo no sentido de que os alunos possam aproveitar, ao longo da vida, de seus momentos de lazer com qualidade, criatividade e criticidade. Como resultado, nota-se que a educac?a?o para o lazer e? uma possibilidade teo?rica e pra?tica a ser explorada na escola.