Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 1 (2013): março
Palavras-chave:
Jogos e Brinquedos; Criatividade; Educação
Resumo:
O presente estudo teve por objetivo analisar a maneira como as crianc?as se envolvem com a proposta de vive?ncias de jogos de improviso, utilizados como estrate?gia criativa na educac?a?o para o bem estar no a?mbito do lazer. O estudo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliogra?fica e de campo e utilizou a te?cnica de observac?a?o como instrumento para a coleta de dados. Fez parte do estudo uma amostra intencional composta por 81 crianc?as com idade me?dia de 7 anos e 10 meses matriculadas no Ensino Fundamental I do Green Book School, Sa?o Paulo, Brasil. As atividades foram desenvolvidas durante 6 aulas pra?ticas, sendo dois encontros semanais de 50 minutos, em que as crianc?as atuaram como jogadores-atores em diversas propostas de improvisac?o?es tema?ticas e com objetos. As informac?o?es advindas da observac?a?o foram anotadas em dia?rio de campo e foram posteriormente analisadas por categorias, envolvendo os ni?veis pessoal, coletivo e arti?stico de envolvimento e ac?a?o. Os resultados indicam que as crianc?as demonstraram grande alegria, bem-estar, motivac?a?o e prazer nas atividades de improvisac?a?o propostas, apresentando bom rendimento nos tre?s ni?veis de observac?a?o durante as vive?ncias. Os jogos de improviso apresentaram-se como uma estrate?gia educacional interessante no caminho de construc?a?o e reconstruc?a?o de ac?o?es, por interme?dio da criatividade, transpondo elementos do o?bvio e do comum, que sa?o catalisadores de novos processos psicolo?gicos, sociolo?gicos e arti?sticos.