Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 4 (2013): dezembro
Palavras-chave:
Jogos e Brinquedos; Jogos de Video; Atividades de Lazer
Resumo:
Este trabalho socializa alguns dos resultados de uma pesquisa de mestrado, na qual foram discutidas as relac?o?es existentes entre jogos digitais e cultura participativa, mediante um estudo de caso sobre a comunidade virtual UOL Jogos. Partindo do cena?rio da converge?ncia, identifica algumas das experie?ncias construi?das por jogadores em diferentes domi?nios do ciberespac?o, refletindo sobre as suas potencialidades em termos de produc?a?o cultural atrave?s das mi?dias. Metodologicamente, opera de acordo com os pressupostos da etnografia de pra?tica arqueolo?gica, abordagem cuja interpretac?a?o das culturas se baseia em rastros e vesti?gios materiais. Por fim, buscando o enriquecimento das comunidades virtuais de jogadores como circunsta?ncias fecundas de lazer, ressalta a importa?ncia de incluir e fomentar novas compete?ncias na formac?a?o dos sujeitos, com vistas a? sua plena preparac?a?o para os desafios e oportunidades presentes na cultura dos games.