Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 2 (2013): junho
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Adolescente; Bebidas Alcoólicas
Resumo:
Objetiva-se, neste artigo, analisar o oferecimento de bebidas alcoo?licas em material impresso de festas e eventos voltados para o pu?blico jovem. O trabalho foi realizado com a combinac?a?o de pesquisa bibliogra?fica e documental, sendo considerados documentos os folders de divulgac?a?o de festas dirigidas ao pu?blico jovem, foram recolhidos 103 folders de modo aleato?rio na cidade de Piracicaba SP e regia?o. Os resultados obtidos demonstram que os recursos midia?ticos utilizam-se dos apelos das imagens e oferecem bebidas alcoo?licas como recurso argumentativo, cujo propo?sito e? seduzir os jovens, interferindo nas escolhas de suas vive?ncias de lazer, incorporando estes mundos virtuais de signos, a partir de consumo dos produtos e servic?os divulgados. Assim, percebemos que: os espac?os ofertados para o lazer dos jovens esta?o permeados pela lo?gica capitalista; o lazer e? colocado pela sociedade como ocasia?o de consumo; o espac?o para o lazer tambe?m e? visto como espac?o de consumo.