Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 17 n. 1 (2014): março
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Educação Física e Treinamento; Políticas Públicas
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar a atuac?a?o do profissional de Educac?a?o Fi?sica e as poli?ticas pu?blicas de esporte e lazer no contexto brasileiro. Em 1988, o esporte e o lazer sa?o reconhecidos como direitos sociais pela Constituic?a?o Federal brasileira, no entanto, o investimento do governo desse pai?s no esporte como forma de lazer foi pouco significativo na u?ltima de?cada. Como procedimentos metodolo?gicos foi realizada uma pesquisa bibliogra?fica de tipo qualitativo. Os principais resultados foram: 1) e? fundamental o profissional de Educac?a?o Fi?sica ser atuante na poli?tica pu?blica nos a?mbitos municipal, estadual e federal, de modo a propor uma ac?a?o estatal direcionada ao esporte participac?a?o; e 2) ter uma visa?o de esporte que possa ser acessi?vel a toda a populac?a?o, para isso os estudos do lazer sa?o de grande contribuic?a?o.