Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 10 n. 4 (2012): Special Issue: Palabras y cultura en la lengua del turismo; 127-141
Palavras-chave:
corpus; definição lexicográfica e terminológica; discurso da promoção hoteleira; glossário
Resumo: Este artigo propõe, como ponto de partida, a elaboração de um corpus de discurso turístico, incluído numa base de dados informática concebida para esse efeito. Numa segunda etapa, analisa-se, como se contextualizam e utilizam os termos relativos à tipologia de quartos nas páginas web de promoção de hotéis, e se se enquadram ou não na definição que deles se oferece em normativas e dicionários. Esta metodologia de trabalho permitirá, entre outros, conceber futuros glossários de promoção hoteleira que incluam nas definições dos termos todas as nuances de significado e notas de uso que sejam úteis e adequadas aos potenciais destinatários do glossário. Deste modo, a análise dos contextos de utilização será um elemento determinante na concepção das definições.