Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 10 n. 4 (2012): Special Issue: Palabras y cultura en la lengua del turismo; 59-70
Palavras-chave:
linguagem do turismo; monólogo; modernismo; diálogo; triálogo; remodelação
Resumo: Quando começou a desenvolver o “linguagem do turismo”, o turismo fazia parte do projeto “modernista”, cujo discurso unilateral e monológico tinha surgido sob parâmetros de controle social. Actualmente, porém, temos provas de que este discurso sofreu uma transformação, devido à difusão da comunicação digital na Internet. Com efeito, existe hoje um espírito pós-moderno“”, mais igualitário, aberto ao diálogo e inclusive ao “triálogo” entre os principais interlocutores do turismo: a indústria do turismo, o turista e a comunidade receptora. Por esta razão, é necessária uma nova perspectiva heurística, que reflicta as mudanças em tão rápida evolução. Em seguida, será abordada uma análise sistemática de três modelos constitutivos, que ilustram conjuntamente o paradigma em mutação dos meios de comunicação, hoje abertos à maior democratização.