Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 10 n. 4 (2012): Special Issue: Palabras y cultura en la lengua del turismo; 13-24
Palavras-chave:
análise do discurso; discurso do turismo; literatura de viagem; relatos de viagem; narração; enunciação; estereótipos
Resumo: Partindo do pressuposto de que os textos produzidos no sector do turismo são uma forma de discurso, o artigo centra-se em textos narrativos e destaca dois sub-géneros, nomeadamente a literatura de viagens propriamente dita e os relatórios publicados em sítios web de turismo. O corpus, composto por textos referentes à Índia, é analisado principalmente com metodologia qualitativa. Quatro aspectos são considerados em detalhe: a enunciação e a relação autor/leitor; a presença de pontos de vista subjetivos versus objetivos; a dimensão tempo-espaço; a exploração do conhecimento compartilhado e estereótipos. A análise revela que os dois sub-gêneros compartilham algumas características textuais e, apesar de seu valor literário diferente, ambos contribuem para a construção de uma imagem do destino que pode desempenhar um papel cant signifi na promoção do turismo.