Publicações de Turismo
Nova busca:        


Como se constrói a viagem-produto?: o turismo como ferramenta de recuperação pós-desastre de Fukuyima, Japão
 
     Como se constrói a viagem-produto?: o turismo como ferramenta de recuperação pós-desastre de Fukuyima, Japão
     How do you build the trip-product?: Tourism as a tool for post disaster recovery Fukuyima, Japan.
     ¿Como se construye el viaje-producto?: el turismo como herramienta de recuperación post desastre de Fukuyima, Japón


Autor(es):
Korstanje, Maximiliano


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 10 n. 5 (2012): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 10(5), 2012.; 629-639

Palavras-chave:
risco; Terremoto; medo; viagem; turismo e cultura


Resumo: Não é estranho observar como, em momentos de emergência e/ou desastres naturais, surgem diversos mecanismos que ajudam os grupos a compreender o que está acontecendo e a não se desintegrar. O nacionalismo e o apego-consumo são dois mecanismos sociais cuja função consiste em compreender os eventos do mundo sensível. A tragédia pressupõe um extermínio radical mas ao mesmo tempo uma fortaleza individual e grupal para sobrepor-se à mesma. É nesse contexto, o orgulho pelo nacional se exacerba depois de um evento de tais proporções como um terremoto ou tsunami. Neste sentido, analisamos a cobertura de alguns meios e a reação da comunidade japonesa em Buenos Aires frente ao terremoto e posterior perigo nuclear de Fukuyima. Os elementos que derivam do nosso trabalho são válidos para serem aplicados em outros contextos.