Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 10 n. 5 (2012): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 10(5), 2012.; 629-639
Palavras-chave:
risco; Terremoto; medo; viagem; turismo e cultura
Resumo: Não é estranho observar como, em momentos de emergência e/ou desastres naturais, surgem diversos mecanismos que ajudam os grupos a compreender o que está acontecendo e a não se desintegrar. O nacionalismo e o apego-consumo são dois mecanismos sociais cuja função consiste em compreender os eventos do mundo sensível. A tragédia pressupõe um extermínio radical mas ao mesmo tempo uma fortaleza individual e grupal para sobrepor-se à mesma. É nesse contexto, o orgulho pelo nacional se exacerba depois de um evento de tais proporções como um terremoto ou tsunami. Neste sentido, analisamos a cobertura de alguns meios e a reação da comunidade japonesa em Buenos Aires frente ao terremoto e posterior perigo nuclear de Fukuyima. Os elementos que derivam do nosso trabalho são válidos para serem aplicados em outros contextos.