Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 10 n. 5 (2012): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 10(5), 2012.; 477-494
Palavras-chave:
imagem turística percebida; avaliações cognitivas e afetivas; Formação da imagem (imagem); técnica estruturada; turismo rural
Resumo: Num contexto de intensa competitividade entre os destinos turísticos, a imagem percebida é um elemento fundamental e desempenha, por sua vez, um papel fundamental na escolha do destino, uma vez que os valores que lhe estão associados, representam um factor determinante no processo de decisão de compra dos potenciais turistas. Este fato é porque a atitude do turista para um determinado destino é resultado da percepção, reflexo da imagem, que foi formado a partir dele. O objectivo geral deste trabalho consiste em apresentar um procedimento para a identificação da imagem recebida a priori do destino turístico. Com esta finalidade, será analisado o conjunto de componentes cognitivoafectivos que conformam a imagem do turismo rural na Galiza. Os resultados que se obtêm do estudo, realizado com um total de 400 questionários a turistas rurais, demonstram que a imagem possui uma natureza multidimensional que faz referência tanto às crenças e conhecimentos que o turista possui sobre os atributos do destino (dimensão cognitiva) como aos sentimentos deste para esse lugar (dimensão da mão).