Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 11 n. 3 (2013): Special Issue```````````````````````````````````````````````: Image, aesthetic & tourism in postmodern times; 123-133
Palavras-chave:
turismo; imagem; paisagem; romantismo; pitoresco
Resumo: A presente análise, de viés semiótico, parte da marca pósmoderna de ênfase no visual. Resgatam-se construções históricas em torno da Imageme da Paisagem, para aproximá-las do Turismo. A construção de imagem da Paisagem romântica, como sistematizada naquele período, priorizou o pitoresco, ou seja, um olhar sobre a natureza que a via como um jardim harmonioso e acolhedor. O presente artigo, filiado a teoria do texto conforme Barthes, tem por objetivo associar tal visualidade ao Turismo, considerando ser ele um fenômeno econômico e social que se estruturava e expandia no mesmo período. A estética de pitoresco marcará a visualidade dos primeiros destinos turísticos de montanha e litoral, sendo reproduzida nos guias de turismo e se fazendo presente ao longo do século XX nas imagens turísticas