Resumo: A declaração de Patrimônio Mundial da UNESCO, como um reconhecimento internacional de destinos, representa um valor crescente na Espanha. A mudança de paradigma representada pelo marketing turístico 2.0 condiciona a sua gestão estratégica e a desestabilização da procura tradicional dos territórios. As manifestações culturais ligadas ao património, difundidas através de redes sociais e plataformas multimédia, contribuem indubitavelmente para reforçar a imagem de marca destes destinos enquanto recursos identificados como bens turísticos activos, intencionais e estratégicos. O objectivo desta investigação é analisar se os 2.0 eventos previstos pelas Entidades Gestoras de Destinos (DMO) nos perfis sociais dos Sítios do Património Mundial em Espanha (categoria de bens culturais) representam um factor-chave na dinamização da sua promoção turística, integrando-os nas estratégias de marketing territorial. Por meio da análise de conteúdo, é realizado um estudo exploratório sobre 578 eventos com perfis sociais no Facebook e 508 no Twitter que permite verificar a eficácia da gestão comunicativa e relacional de eventos 2.0, com base em três variáveis: análise de audiência (publicações e acompanhamentos), interação e interesse despertado em novos turistas, como adprosumers.