Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 16 n. 2 (2018); 335-351
Palavras-chave:
Imagem dos destinos; Portais institucionais; Flickr; Valladolid; Yucatan
Resumo: As imagens têm grande importância na caracterização dos espaços turísticos e na tomada de decisões dos visitantes; neste sentido, a Internet adquire grande destaque na busca de informação e na sua partilha, oferecendo visões diferentes e por vezes complementares às oferecidas pelas instituições responsáveis pela promoção turística. Para conhecer a representação visual da cidade de Valladolid (Yucatán, México), foram analisadas e comparadas as imagens de seis portais oficiais e do Flickr. Após o exame do conteúdo visual, revela-se que a imagem turística oficial é mais limitada do que a das redes sociais em termos de temas e, no entanto, liga o site da Internet com elementos que vão além do seu entorno imediato. Em ambas as fontes, é apresentada uma imagem estereotipada e o território é fragmentado, uma vez que a atenção dos visitantes e gestores está centrada numa parte do espaço. Assim, o olhar fixa-se em certos elementos, esquecendo o resto, o que tem consequências importantes a nível sócio-territorial.