Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 15 n. 3 (2017); 561-577
Palavras-chave:
sector do turismo; indústria do turismo; concurso; comercialização; internet; página web; website
Resumo: A utilização e gestão de novas tecnologias é reconhecida como uma ferramenta chave na aquisição de vantagens competitivas em todos os sectores. Particularmente no sector do turismo, o uso do website pode influenciar a capacidade das empresas de chegar a novos mercados. Este documento tem como objectivo analisar a relação entre a utilização de websites pelas empresas do sector do turismo e os seus resultados económicos. Para atingir este objectivo, é trabalhada a eficiência técnica do sector do turismo na região dos Pirinéus da Catalunha. O documento utiliza uma amostra de empresas da base de dados SABI Van Dijk, pertencentes às regiões do interior do norte da Catalunha durante o período 2011-2014. A análise não paramétrica de Envelopamento de Dados (DEA), o teste de normalidade Kolmogorov?Smirnov e as técnicas de segmentação por árvore de decisão foram utilizadas para testar a hipótese de pesquisa. Os principais resultados do trabalho mostram uma associação positiva entre o uso de novas tecnologias pelas empresas e seus resultados econômicos. Pelo contrário, não há uma associação positiva entre ter um website e a eficiência técnica das empresas.