A metodologia da análise sociológica do discurso em estudos turísticos: o processo de transformação da imagem turística e sua relação com a lealdade
A metodologia da análise sociológica do discurso em estudos turísticos: o processo de transformação da imagem turística e sua relação com a lealdade
The methodology of sociological analysis of discourse in tourism studies: the process of transformation of the tourist image and its relationship with loyalty
La metodología de análisis sociológico del discurso en los estudios turísticos: el proceso de transformación de la imagen turística y su relación con la fidelidad
Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 15 n. 1 (2017); 245-260
Palavras-chave:
Análise do discurso; Pesquisa qualitativa; Imagem turística; Hospitalidade; Residentes
Resumo: Até o momento, a Metodologia da Análise Sociológica do Discurso (ASD) – vinculada à Tradição Espanhola de Pesquisa Social Qualitativa – não havia sido utilizada na compreensão de fenômenos turísticos. Este artigo metodológico, acompanhado de caso exemplificador, tem como objetivo apresentar, de forma sistemática, uma aplicação da ASD em um estudo no campo do turismo. Consiste nas seguintes etapas: a) inicialmente, fundamenta?se e discute?se, a base teórico?metodológica e procedimental da ASD; b) em seguida, explicita?se o desenho metodológico e a narrativa dos resultados do estudo de caso exemplificador. Especificamente, o estudo apresentado tem como tema?problema o processo de transformação da imagem turística e sua relação com a lealdade do turista. Trabalhou?se com entrevistas em profundidade a fim de compreender a experiência vivida por turistas acadêmicos brasileiros em Galícia. Os procedimentos iniciais da ASD, bem como os procedimentos interpretativos e analíticos e complementares – acompanhados de representações gráficas – revelaram os seguintes resultados principais: a duração da estadia e os aspectos ligados às relações interpessoais vivenciadas vinculam?se à satisfação do turista com a experiência; por sua vez, a satisfação do turista com a experiência vivida é traspassada pela imagem construída capaz de gerar a lealdade a um destino.