Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 14 n. 4 (2016)
Palavras-chave:
Uruguai; Turismo enológico; Segmentação do turismo enológico; Expectativas turísticas.
Resumo: O enoturismo uruguaio é incipiente. A demanda atual é composta por turistas estrangeiros e visitantes locais; seu crescimento futuro depende do fluxo de turistas vitivinícolas locais, cujas percepções e aspirações são básicas para o desenvolvimento da estratégia de produtos e serviços. Uma pesquisa com os moradores de Montevidéu avaliou a disposição em relação ao enoturismo e determinou suas percepções e expectativas. Os resultados indicam que a grande maioria (86%) deseja realizar enoturismo. A análise factorial revelou dois grupos de afinidade nas visitas à adega, um que deseja concentrar-se na degustação e na compra, e outro que prefere conhecer todo o processo produtivo. O outro nicho é baseado em atividades complementares, e também é dicotomizado em - um grupo quer gastronomia, cultura e arte, enquanto o outro quer esportes ou atividades ao ar livre. Foi assim que identificámos a natureza, gama e amplitude de serviços e actividades para um enoturismo de sucesso que procura a satisfação total do cliente e a fidelização do visitante local.