Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 15 n. 4 (2017); 785-792
Palavras-chave:
Aldeia Mágica; Índice de Satisfação Turística; Capulálpam
Resumo: Para avaliar a satisfação dos turistas em uma 'Cidade Mágica', foi construído um índice de soma ponderada, que foi dividido em quatro componentes, obtendo as seguintes avaliações de satisfação: Componente de Qualidade do Capital Humano (66,7%), Componente de Qualidade da Oferta (20,0%), Componente de Monitoramento da Qualidade (66,75%) e Componente de Percepção e Satisfação do Turista (100%). A média ponderada destes componentes dá uma classificação final para este índice de satisfação de 63,3%. Os resultados analisados mostram que, em geral, a satisfação do turista é ligeiramente positiva. Os componentes que são prioritários para atender têm a ver com a obtenção da certificação da qualidade dos produtos turísticos oferecidos, bem como com a inserção de capital humano avançado no turismo, já que estas duas variáveis tiveram um impacto notável na baixa classificação obtida.