Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 13 n. 4 (2015): Special Issue. The constant evolution of Tourism: innovation, technology, new products and experiences; 829-836
Palavras-chave:
Agências de viagens; anais de marketing; Web 2.0; Redes Sociais; criação de conteúdos; Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Resumo: O modelo turístico tradicional sofreu uma mudança com a chegada de novas tecnologias. As ferramentas tradicionais de marketing utilizadas pelas Agências de Viagens estão sendo deixadas para trás para dar lugar a novos e melhores métodos de marketing e promoção de produtos turísticos baseados no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Os hábitos de compra mudaram devido à rápida evolução da Internet nos últimos 10 anos. Passou da Web 1.0, que é estática e legível, para a Web 2.0 que generalizou a criação de conteúdos e a comunicação on-line entre usuários, tornando-se criadores e, por sua vez, consumidores de informação. Nos últimos anos, as empresas de turismo começaram a criar canais de marketing directo com os clientes, evitando assim negociações com intermediários, o que melhorou a eficiência e reduziu os custos. Isto tem permitido aos utilizadores contratar uma viagem ou um serviço turístico através da rede a custos significativamente mais baixos. O conselho que antes só se encontrava nas Agências de Viagens é agora prestado por utilizadores que consumiram o serviço e cuja experiência proporciona uma visão única e diferente. Todo este fenómeno fez com que este sector ficasse em segundo plano, com um turista mais experiente, mais exigente e mais familiarizado com estas novas ferramentas nascidas da Web 2.0. Muitas agências fecharam seus negócios e tendem a desaparecer como os conhecemos hoje. No entanto, há muitas possibilidades para eles se adaptarem ao mercado atual, um ambiente que incentiva o uso de novas tecnologias e usa a Web 2.0 e as Redes Sociais para manter e atrair novos clientes.