Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 14 n. 1 (2016); 59-73
Palavras-chave:
Turismo Criativo; Património Criado; Valorização do Património; atrimónio Cultural Imaterial; Turismo Rural Integrado; Cooperação com os Stakeholders; Mentoring.
Resumo: O objectivo deste artigo é a apresentação de um modelo de valorização do património imaterial, especialmente concebido para contextos de alta desconfiança e baixa comunicação. A problemática da valorização do património está intimamente ligada ao turismo, e o património imaterial tem vindo a adquirir relevância no processo de desenvolvimento do turismo cultural e criativo. Por seu lado, o aproveitamento local dos benefícios do turismo, nomeadamente em contextos rurais, está muito dependente da capacidade de organização e cooperação dos intervenientes, de modo a criar experiências turísticas valiosas. O modelo de valorização apresentado assenta numa combinação de propostas anteriores (Lopes, 2012; Lupo, 2007; Saxena e Ilbery, 2008) e dos resultados preliminares de um projecto de investigação na área do património imaterial (parcialmente invisível).