Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 13 n. 3 (2015); 629-648
Palavras-chave:
magem turística; fidelidade turística; equações estruturais (SEM); buzz marketing; marketing viral; cinema e turismo; Way of Saint James; Customer Relationship Management.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar como a imagem do turismo influencia a fidelidade e a promoção turística de um destino ou produto. Para isso, partimos das teorias das motivações turísticas, da imagem cognitiva e afectiva e de como estas moldam a imagem geral que influencia a posterior fidelização e a promoção que os turistas podem fazer através dos diferentes canais de comunicação orgânica. Também analisamos a importância deste tipo de comunicação para promover um destino ou um produto turístico. Utilizamos a metodologia das equações estruturais e a aplicamos aos dados de um levantamento dos peregrinos do Caminho de Santiago. Os resultados são que a imagem geral, as motivações e a origem influenciam as atitudes de lealdade ao destino, bem como a intenção de convencer a família e os amigos, participar em blogs e sites e até escrever um livro.