La hospitalidad en los festivales: evaluación comparativa a través de ecuaciones estructurales en la Oktoberfest de Munich (RFA) y Blumenau (SC/Brasil)
La hospitalidad en los festivales: evaluación comparativa a través de ecuaciones estructurales en la Oktoberfest de Munich (RFA) y Blumenau (SC/Brasil)
Hospitality at festivals: comparative evaluation through structural equations at the Oktoberfest in Munich (RFA) and Blumenau (SC/Brazil)
Hospitalidade em festivais: avaliação comparada por meio de equações estruturais nas Oktoberfest de Munique (RFA) e Blumenau (SC/Brasil)
Resumo: O estudo da hospitalidade permite a compreensão das relações humanas no momento de receber o outro e tornou-se um conceito importante para entender a percepção de qualidade e satisfação do cliente. O interesse crescente pelos festivais tem levado os organizadores a dedicar mais atenção a ele. Este artigo procura examinar o assunto e para isso aplicamos uma pesquisa na Oktoberfest Munique (Alemanha) com 285 consultas e, de Blumenau (S/C, Brasil) com 432 consultas baseadas na SERVQUAL utilizando sua dimensão Qualidade de Serviço Percebida, que é uma iniciativa inovadora no campo de pesquisa dos festivais. A análise foi realizada utilizando a equação estrutural. Em todos os aspectos investigados pela qualidade percebida (segurança, empatia, confiabilidade, serviço e tangibilidade), os índices de satisfação foram muito mais positivos na Oktoberfest de Blumenau, em comparação com a Oktoberfest de Munique. Tal como em Munique, as escolhas de cerveja constituem o item mais bem avaliado na tangibilidade pelos patrocinadores do evento em Blumenau, deixando 72,9% dos visitantes extremamente satisfeitos.