Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 13 n. 5 (2015); 1003-1017
Palavras-chave:
Metodologia Photovoice; antropologia visual; litoral norte rio-grandense; empoderamento.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar de que forma a metodologia Photovoice, oriunda da antropologia visual, pode ser utilizada na identificação de recursos turísticos endógenos, a partir da realização de um diagnóstico focado no olhar e na perspectiva dos moradores locais de dois distritos situados no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Para tal, as experiências vivenciadas pelos autores foram relatadas, evidenciando resultados que mostram que o Photovoice cumpriu o papel de identificação de potencialidades turísticas, assim como se mostrou como uma ferramenta de valorização da cultura local, por meio do reconhecimento e apropriação das imagens captadas. Também se constatou que a metodologia contribui para o desenvolvimento, em moradores de pequenas localidades, de uma atitude proativa e empreendedora. Mostra-se, portanto, como uma metodologia pertinente para a utilização em uma fase inicial do processo de desenvolvimento do turismo de base comunitária.