Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 12 n. 3 (2014): Special Issue. Rural tourism experiences; 581-595
Palavras-chave:
Turismo rural pedagógico; desenvolvimento rural; atividades educativas; diversificação; multifuncionalidade.
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar alguns resultados de uma investigação científica, cujo principal objetivo consistiu em analisar as atividades de turismo rural pedagógico como prática educativa a ser desenvolvida em complemento ao ensino escolar, com base em duas experiências empíricas desenvolvidas no sul do Brasil: O Roteiro 'Caminhos Rurais' de Porto Alegre (RS) e o Projeto de Turismo 'Viva Ciranda', em Joinville (SC). Metodologicamente, utilizou-se a revisão da literatura, a observação das atividades propostas e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 11 agricultores, donos das propriedades e 22 professores, que visitaram essas propriedades. Conclui-se que o turismo rural pedagógico desempenha importante função socioeducativa, contribuindo para a aprendizagem das crianças e a valorização dos saberes e fazeres dos agricultores.