Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 12 n. 1 (2014); 159-171
Palavras-chave:
produtos emergentes; novas experiências dos consumidores; património audiovisual
Resumo: Resumo: Principalmente fora das nossas fronteiras, um novo conceito, chamado turismo cinematográfico, está a emergir dentro do turismo cultural. Embora seja um fenómeno crescente a nível mundial, muitas organizações turísticas têm sido lentas a tirar partido dos benefícios potenciais desta nova forma de turismo cultural.
Este artigo procura delimitar conceptualmente o turismo cinematográfico, de forma a analisar posteriormente o perfil do turista actual e o nível de conhecimento geral da tipologia turística através de um inquérito a 484 participantes da 5ª Feira Internacional de Turismo Cultural. Ambos os factores nos permitirão avaliar o potencial do seu desenvolvimento futuro, especialmente se tivermos em conta a força da procura turística interna e o seu crescente nível de procura, juntamente com o aumento substancial da procura de produtos urbanos e culturais por parte de estrangeiros. Neste contexto, acreditamos que é aconselhável desenvolver novos produtos de turismo cultural que provoquem novas emoções e sensações e que contribuam para uma maior diferenciação do destino.