Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 11 n. 2 (2013); 417-425
Palavras-chave:
Gastronomia; Educação; competências; Costa Rica
Resumo: O sector do turismo na Costa Rica representa entre 6 e 7% do PIB e 25% a 30% desta contribuição provém da alimentação e dos serviços relacionados com a alimentação. A profissionalização dos chefs é essencial para a manutenção e estabilidade desta contribuição. O estudo identifica a percepção dos alunos de artes culinárias em relação às habilidades necessárias para ser um chef de sucesso. Um censo dos 184 alunos foi realizado na escola de artes culinárias de uma universidade particular. A pesquisa demonstrou uma construção robusta com um valor alfa de 0,88. Os resultados do estudo indicam a necessidade de combinar as habilidades técnicas e gerenciais no currículo dos alunos, pois eles percebem claramente essa combinação como uma necessidade futura. A análise fatorial identificou dois fatores: um primeiro fator, associado às habilidades gerais de gestão e um segundo fator com habilidades, valores, atitudes e características pessoais. Os resultados sugerem a necessidade de cooperação transdisciplinar entre os estudantes de formação técnica e de gestão aos chefes de cozinha, algo que já é aceite em algumas das maiores escolas dos EUA e da Europa.