Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 12 n. 1 (2014); 123-136
Palavras-chave:
Economia Informal; Praia; Turismo; Representação Social; Núcleo Central.
Resumo: Objetivamos analisar de que maneira as representações sociais dos comerciantes ambulantes da praia de Ponta Negra/RN podem ser utilizadas como elemento para o planejamento turístico. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, utilizando a pesquisa bibliográfica e Associação Livre de Palavras, aplicados com 90 ambulantes em Ponta Negra/RN. O núcleo central das representações apresenta o conhecimento dos ambulantes pautado nos saberes coletivamente partilhados pelo turismo. Não obstante, o planejamento representa o pensamento no futuro e elaboração de planos que busquem melhorias. Então, entende-se que compreender as necessidades dos ambulantes fornece subsídios para elaboração de estratégias visando o desenvolvimento turístico, constituindo-se como importante teoria a ser utilizada com indivíduos que vivem a realidade e necessidades locais, mas encontram-se a margem dos processos decisórios.