Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 12 n. 2 (2019): maio-julho/2019
Palavras-chave:
Educação em solos; Solo; Pedossítio; Pedodiversidade; Patrimônio Pedológico.
Resumo: O solo é parte essencial para a vida na Terra. As Geociências, em especial a Pedologia, têm um papel fundamental no balanceamento desta relação biótica-abiótica. Neste sentido propõe-se o pedoturismo como segmento turístico por meio da inventariação e avaliação de “Lugares de Interesse Pedológico” (LIPe) como produtos eco- e geoturísticos. Os métodos utilizados abordaram revisão de literatura; elaboração de ficha de inventário quali-quantitativa para aplicação em campo; inserção dos dados de LIPe na base de dados online do Geossit, Terra Mineira e afins; quantificação pedoturística; cálculo do potencial pedoturístico. O resultado se apresenta na forma de um novo segmento turístico, o pedoturismo, e uma base metodológica teórica para conceituação, descrição e quantificação de geossítios de interesse pedológico (pedossítios) cujo conjunto constitui a pedodiversidade e contribuindo para a pedoconservação do patrimônio pedológico em unidades de conservação, geoparques e outras áreas protegidas.