Publicações de Turismo
Nova busca:        


Educação ambiental na visão ecoturística: turismo, percepção ambiental e desenvolvimento no município de Rio das Ostras (RJ)
 
     Educação ambiental na visão ecoturística: turismo, percepção ambiental e desenvolvimento no município de Rio das Ostras (RJ)
     
     


Autor(es):
Carvalho, Bruna Cirino
Costa, Vivian Castilho da


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 6 n. 1 (2013): janeiro-abril/2013

Palavras-chave:


Resumo: O Turismo se releva como uma atividade de um intenso consumo da paisagem, transformador e modificador dos espaços, principalmente das áreas naturais que hoje se tornou o foco para a prática turística. Neste contexto, a inserção da educação ambiental nas atividades ecoturísticas, preocupa-se em integrar os diferentes sujeitos envolvidos nestas atividades. Essa pesquisa tem como objetivo analisar as relações entre o ecoturismo e a educação ambiental, além de identificar suas possibilidades e potencialidades na conservação da natureza, tendo como área de estudo o município de Rio das Ostras (RJ). Assim analisam-se as atividades de ecoturismo na cidade com a orientação da Educação Ambiental (EA), que conduz as praticas de maneira eficaz com ações e estratégias, que além de desenvolver uma percepção em todos os sujeitos envolvidos, precisa ressaltar e orientar propostas de conscientização tendo como principal objetivo divulgar aos visitantes atividades que orientem formas de uso e preservação da natureza. No caso do município de Rio das Ostras, a área analisada foi o Parque dos Pássaros, que é uma Unidade de Conservação do tipo Integral, e se organiza de forma orientada pelo ecoturismo, além de abrigar o Núcleo de EA da cidade. A ideia destas atividades é fazer com que a comunidade local perceba a importância da preservação do meio ambiente, para que posteriormente consiga passar aos visitantes e turistas os princípios básicos da EA, além de ser uma forma de conservação do produto turístico do município. Destacando assim a Educação Ambiental, como ferramenta de envolvimento socioambiental e de construção de uma percepção para a preservação do meio ambiente, onde a inclusão das comunidades locais assume importante papel para o desenvolvimento sustentável.