Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 16, n. 1 (2016)
Palavras-chave:
Imagem de destino; Turismo; Mídias Sociais; Instagram
Resumo: A imagem do destino turístico é fator de decisão crucial para seus visitantes e construída com forte influência das suas fontes de informação. Na atualidade, as principais fontes são encontradas na internet permitindo aliar mídias sociais e fotografia digital. Nesse cenário, o presente trabalho tem como objetivo analisar a representação da imagem de destino da cidade de Blumenau (SC) no Instagram, uma das mídias sociais que mais crescem no Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratória e quantitativa, cuja coleta de dados foi realizada entre os dias 6 de março e 18 de abril de 2014, por meio de um software específico para monitoramento de mídias sociais. Foram analisadas 1000 imagens marcadas com a hashtag #Blumenau. A análise contou com procedimentos estatísticos de Alfa de Cronbach, Correlação de Spearman e Modelagem de Equação Estrutural. Os principais resultados apontam que as fotografias publicadas têm forte relação com Aspectos Gerais, Eventos, Lazer, Gastronomia e Arquitetura Típica.