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CONSUMO DE SUVENIRES: EXIBIÇÃO DOS VALORES CULTURAIS OU REPRESENTAÇÃO DA NOVA CULTURA DO CONSUMO?
 
     CONSUMO DE SUVENIRES: EXIBIÇÃO DOS VALORES CULTURAIS OU REPRESENTAÇÃO DA NOVA CULTURA DO CONSUMO?
     CONSUMPTION SOUVENIRS: EXHIBITION OF CULTURAL VALUES OR REPRESENTATION OF THE NEW CONSUMER CULTURE?
     


Autor(es):
Lira, Jordana
Santos, Camila
Campos, Patrícia
Costa, Marconi


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 5 n. 2 (2020): MTR 5, 2, 2020 - agosto-dezembro

Palavras-chave:
Suvenires, Comportamento do consumidor, Cultura do consumo.


Resumo: O presente estudo visa investigar as variáveis que influenciam o consumo de suvenires por turistas e moradores da cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Assim, a pesquisa pretendeCONSUMPTION SOUVENIRS compreender se o intuito deste consumo é possuir suvenires que representem o significado cultural correspondente ao local ou simplesmente alimentar o consumismo estimulado pela cultura do consumo. Foi utilizada a metodologia de pesquisa quantitativa com a realização de um survey aplicado junto aos consumidores. Após a coleta dos dados os mesmos foram dispostos em tabelas e analisados a partir do programa SPSS por meio de estatística descritiva, diferença entre médias e análise fatorial. Os achados permitem concluir que os respondentes compram suvenires, em virtude de estes possuírem um significado cultural forte, atrelado às características individuais da população estudada, estando assim, o consumo de artefatos culturais, ligado predominantemente à necessidade de construção/manutenção de suas identidades culturais.