Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 5 n. 1 (2020): v.5, n.1, 2020 janeiro-julho
Palavras-chave:
Criptomoedas; Turismo; Bitcoin
Resumo: As criptomoedas surgem como uma maneira diferenciada de se efetuar pagamentos, principalmente no âmbito online. As criptomoedas se tratam de um modelo de moeda virtual cujas principais características são a descentralização e o anonimato de seus usuários. O presente trabalho buscou relacionar as criptomoedas com o setor do turismo, tomando por base um levantamento bibliográfico para compreender o que são as criptomoedas e o seu funcionamento, seguido de uma análise de 255 notícias em portais de notícias especializados em negócios que tratavam de criptomoedas e suas aplicações no mercado. Com isso constatou-se que as cinco criptomoedas mais utilizadas para venda de serviços turísticos são o Bitcoin, Litecoin, Bitcoin Cash, Ethereum e DASH. Algumas características dessas criptomoedas como o seu preço e taxa para realização de transação foram abordadas na pesquisa para melhor entender como elas poderiam ser implementadas no setor turístico. Conclui-se que as criptomoedas são uma forma diferente de se efetuar transações que pode trazer comodidade e ao mesmo tempo riscos para os turistas. Agradecimentos ao CNPq pela concessão de bolsa para realização da pesquisa.