Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 5 n. 1 (2020): v.5, n.1, 2020 janeiro-julho
Palavras-chave:
Turismo, Geografia Humanista-Cultural, Imagem de destinos, Paisagem, Conceitos.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é analisar as concepções geográficas subjacentes ao tratamento da paisagem como construto para estudos da imagem de destinos turísticos em periódicos brasileiros de Turismo. Como base teórico-conceitual, retoma geógrafos humanistas e culturais. Na condição de revisão de literatura, recorre aos 14 artigos, publicados no site Publicações de Turismo (2008-2019), que atendem ao recorte temático proposto, a partir de interpretação qualitativa. A partir de categorização de Meinig (1979), este trabalho aponta que a concepção de paisagem operacionalizada pelos estudiosos da imagem de destinos, em periódicos brasileiros, corresponde largamente àquela da natureza. Persistem ideias e matrizes do Romantismo. Em menor medida, aparece a paisagem como problema (desafio), como estética, e como artefato. Algumas concepções relevantes, tais como paisagem-lugar e paisagem-habitat, são negligenciadas.