Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 4 n. 1 (2019): V. 4, Número 1
Palavras-chave:
Marketing; Orientação para mercado; Cadeia de valor; Cultura organizacional; Pensamento sistêmico
Resumo: De forma geral, as organizações mantêm o relacionamento com o ambiente externo como uma das principais responsabilidades das atividades de marketing. Empresas de tecnologia da informação possuem o conhecimento como principal recurso estratégico uma vez que é, através dele, que elas alcançam seus resultados. Diante desse cenário, questiona-se como essas atividades podem realizar contribuições estratégicas para as organizações a partir da disseminação desse conhecimento obtido. Dessa forma, o objetivo deste estudo é compreender como as atividades de marketing contribuem para as demais atividades da cadeia de valor de uma organização de tecnologia da informação, que possui o foco no cliente como parte da sua missão e como um dos seus principais valores institucionais, e compreender as contribuições destas atividades para a organização com base nas dimensões da teorias de orientação para mercado. A partir de uma pesquisa qualitativa, este estudo de caso utilizou como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo como técnica de análise das informações coletadas. Constata-se um conjunto de contribuições para a organização, em todas as atividades da cadeia de valor, onde as atividades de marketing não apenas contribuem, mas também são beneficiadas pelo desenvolvimento das demais através da visão das atividades da cadeia de valor circular retroalimentada. Observa-se que, quanto maior relevância estratégica for atribuída às atividades de marketing, maior será a aproximação dessas empresas com as expectativas do mercado no qual estão inseridas.