Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 5 n. 1 (2020): v.5, n.1, 2020 janeiro-julho
Palavras-chave:
Consumo de Status; Inovatividade; Consumo de Produtos Tecnológicos; Comportamento do Consumidor; Consumo Simbólico
Resumo: Este artigo tem como objetivo determinar a relação entre consumo de status e grau de adoção de inovação. Diante disso, foi utilizada a escala de domínio específico de inovatividade (1991) e a escala de consumo de status (1999), esta última dividida em três construtos: sociabilidade, consumo de status e não funcionalidade. A pesquisa foi conduzida através de questionários. A amostra é composta por 822 estudantes de escolas e universidades públicas e privadas. Os resultados indicam forte relação entre inovatividade e consumo de status (R² = 0,112, p<0,05), inovatividade e sociabilidade (R² = 0,015, p<0,05) e inovatividade e não funcionalidade (R² = 0,097, p<0,05). Os resultados indicam que: 1) Consumidores com alto grau de inovatividade são altamente integrados com grupos sociais. 2) Estes consumidores são mais preocupados com as características simbólicas dos bens. 3) Estes consumidores identificam nos novos produtos tecnológicos uma forma de expressar status para seu arredor.