Publicações de Turismo
Nova busca:        


Análise da oferta, uso e qualidade dos APPS de informação turística em Belo Horizonte – MG no período 2014-2017
 
     Análise da oferta, uso e qualidade dos APPS de informação turística em Belo Horizonte – MG no período 2014-2017
     
     


Autor(es):
MALTA, GUILHERME AUGUSTO PEREIRA
BRAGA, Solano de Souza
PERINOTTO, André Riani Costa
BARBOSA, Maria Flávia Pires


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 3 (2018): v.3, n.3, 2018

Palavras-chave:
Informação turística; aplicativos; Copa do Mundo 2014; Belo Horizonte.


Resumo: No cenário atual, marcado pela convergência da aceleração da urbanização global e da revolução digital, torna-se cada vez mais urgente pensar em propostas que contribuam efetivamente para o aprimoramento das cidades. A transformação das cidades em “Cidades Inteligentes” é uma demanda cada vez mais evidente, já que, caracterizada como uma cidade inovadora e que utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação, elas surgem para melhorar a qualidade de vida de sua população. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo realizar, por meio de pesquisa exploratória, uma reflexão sobre o uso dos alguns aplicativos voltados para informação turística existentes na cidade de Belo Horizonte, desde o cenário de realização da Copa do Mundo, em 2014, até o momento atual. Notou-se que, apesar do investimento feito para atender a demanda da Copa do Mundo de 2014, ainda há uma lacuna a ser preenchida em Belo Horizonte no que tange ao uso de ferramentas, de modo a incrementar a experiência do turista. Apesar de ser reconhecida como uma das principais cidades inteligentes no contexto nacional, a cidade ainda não oferece condições ideais de disponibilização de TIC. As descontinuidades nas políticas públicas de turismo nesse campo ficam evidentes diante da quantidade de aplicativos que estão inativos após o período do megaevento.