Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 15, n. 2 (2015)
Palavras-chave:
Fotografia de Viajantes; TripAdivisor; Curitiba
Resumo: Atualmente as fotos dos viajantes ganham espaços midiáticos e assumem nova função: construir imaginários que tendem a influenciar a decisão do turista na escolha de um destino. Esta pesquisa visou conhecer e analisar os efeitos de sentidos produzidos pelas fotografias postadas pelos turistas da cidade de Curitiba no site Tripadvisor durante a Copa do Mundo FIFA 2014. As análises tiveram caráter qualitativo e exploratório e a sustentação teórica teve base nas pesquisas de Ferrari (2013), que tratam do discurso verbivisual turístico na construção da Viagem Perfeita. As fotografias escolhidas como corpus deste trabalho foram examinadas na perspectiva da semiótica verbivisual, segundo Pietroforte (2008, 2010). Os resultados foram validados por emparelhamento com a pesquisa de Manosso et all (2013) que estudou as fotos de Curitiba no Flickr, e em Aquino e Ferrari (2013) sobre a comunicação verbivisual das cidades-sedes da Copa no site do Ministério do Turismo. Como resultado da pesquisa destaca-se que as fotos de viagens de Curitiba postadas no site Tripadvisor durante o período da Copa FIFA 2014 figurativizam atrativos consagrados e pré-visualizados nos media.