Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 32 n. 1 (2021): Janeiro-Abril; 141-161
Palavras-chave:
Gestão em turismo; Imagem de destino turístico; Discurso
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar o uso da imagem feminina na gestão do turismo brasileiro a partir da construção ou manutenção de uma postura promovida pelos agente sociais dominantes (ASD) configurando um discurso do sujeito coletivo (DSC) que evidencia uma violência simbólica instaurada socialmente, bem como alguns de seus desdobramentos. A imagem de destino turístico oferece uma representação social de que no Brasil há o estímulo aos turistas estrangeiros para que venham usufruir sexualmente do corpo das mulheres brasileiras, causando grande indignação por parte dos cidadãos e cidadãs. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar como a produção discursiva relacionada à imagem de destinos turísticos que usa a imagem da mulher compõe um DSC e, por isso, precisa ser combatido. Foram consideradas opiniões e impressões a esse respeito coletadas em redes sociais. Como resultado deste trabalho, foi possível identificar conteúdos que suscitaram práticas discursivas bilaterais, seja para confrontar o DSC ou para reafirmá-lo.