Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 516-538
Palavras-chave:
Hospitalidade; Economia compartilhada; Placemaking; Airbnb; Narrativa; Capital reputacional
Resumo: Este artigo investiga as semelhanças e diferenças de elementos tangíveis e intangíveis (fatores e uso da linguagem) que contribuem para placemaking nos comentários em inglês do Airbnb em Paris (59.057 avaliações), Barcelona (19.291 avaliações) e Londres (30.403 avaliações). Este artigo contribui para o estudo da narrativa em torno do capital reputacional ligado às estratégias de placemaking. Uma abordagem quantitativa usando análise de texto em larga escala permitiu a análise das avaliações em conteúdo e estilo de escrita, levando à identificação de padrões no uso da linguagem. Os resultados sugerem que elementos tangíveis e intangíveis atuam no discurso de forma concertada, contribuindo para a narrativa do lugar construída a partir do capital reputacional do anfitrião. A interação anfitrião-hóspede surge como o principal fator nas avaliações, seguido do transporte e das comodidades locais. As cidades têm perfis diferentes na composição dos clusters de palavras, o que indica diferenças na experiência percecionada pelos hóspedes.