Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 2 (2019): maio-agosto; 307-326
Palavras-chave:
Turismo de congressos; Turismo de reuniões; Análise competitiva; Stakeholders turísti
Resumo: O segmento MICE se refere ao turismo de reuniões, incentivos, congressos e exposições. Essa atividade se converteu em um importante elemento dinamizador de todo tipo de lugares com vocação turística, atuando com carácter desestacionalizador, aumentando a demanda de serviços de alta qualidade e também o gasto médio do visitante. Catalunia e Madri estão entre as principais referências para este segmento no mundo, aumentando a cada ano sua participação no sector MICE. Galícia, pelo contrário, vem diminuindo a sua presença neste mercado. Esta pesquisa consiste em uma análise comparativa entre estes três destinos, buscando identificar as debilidades da Galícia com relação aos outros dois destinos próximos. Realizou-se um estudo descritivo do segmento MICE nos três territórios utilizando como método de análise o Sistema Interfuncional Integrado da Competitividade (SIIC), uma metodologia de análise das vantagens competitivas do destino turístico. Como principais resultados identificou-se que na Galícia tanto o setor público como o privado tem uma escassa repercussão no planejamento deste segmento. Ademais, ainda que se nota interesse por parte dos stakeholders turísticos, na Galícia ainda não há uma política persistente para desenvolver este mercado. Pretende-se com esta investigação gerar comparações que ofereçam ao segmento MICE indicadores capazes de melhorar a análise da competitividade dos destinos.