Publicações de Turismo
Nova busca:        


A competitividade do turismo MICE em Galícia: um estudo comparativo com Catalunia e Madri
 
     A competitividade do turismo MICE em Galícia: um estudo comparativo com Catalunia e Madri
     Comparative analysis of the MICE tourism competitiveness: Galicia, Catalonia and Madrid
     La Competitividad del Turismo MICE en Galicia: un estudio comparativo con Catalunya y Madrid


Autor(es):
Soares, Jakson Renner Rodrigues
Gabriel, Larissa Paola Macedo Castro
Perinotto, André Riani Costa


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 2 (2019): maio-agosto; 307-326

Palavras-chave:
Turismo de congressos; Turismo de reuniões; Análise competitiva; Stakeholders turísti


Resumo: O segmento MICE se refere ao turismo de reuniões, incentivos, congressos e exposições. Essa atividade se converteu em um importante elemento dinamizador de todo tipo de lugares com vocação turística, atuando com carácter desestacionalizador, aumentando a demanda de serviços de alta qualidade e também o gasto médio do visitante. Catalunia e Madri estão entre as principais referências para este segmento no mundo, aumentando a cada ano sua participação no sector MICE. Galícia, pelo contrário, vem diminuindo a sua presença neste mercado. Esta pesquisa consiste em uma análise comparativa entre estes três destinos, buscando identificar as debilidades da Galícia com relação aos outros dois destinos próximos. Realizou-se um estudo descritivo do segmento MICE nos três territórios utilizando como método de análise o Sistema Interfuncional Integrado da Competitividade (SIIC), uma metodologia de análise das vantagens competitivas do destino turístico. Como principais resultados identificou-se que na Galícia tanto o setor público como o privado tem uma escassa repercussão no planejamento deste segmento. Ademais, ainda que se nota interesse por parte dos stakeholders turísticos, na Galícia ainda não há uma política persistente para desenvolver este mercado. Pretende-se com esta investigação gerar comparações que ofereçam ao segmento MICE indicadores capazes de melhorar a análise da competitividade dos destinos.