Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 2 (2019): maio-agosto; 251-267
Palavras-chave:
Turismo cultural; Transcomplexo da Educação Patrimonial; Salvaguarda; Transmodernidade
Resumo: É urgente de acordo com as premissas de estratégias de design transcomplejidad para enfrentar os riscos de Turismo Cultural, inesperados, incertos, e abordar o processo educacional como um cheio de profunda incerteza e não determinismo. A transmetodologia que sustenta o turismo cultural a partir da Educação Patrimonial Transcomplexo na presente investigação é a metamorfose transmódromo da hermenêutica compreensiva, ecosófica e diatópica como construção teórica. Transcompleja Educação Patrimonial é o exercício educativo que, baseado na questão patrimonial de um cidadão comprometido, se apropria de uma identidade que o define e o identifica com sua herança cultural. Conclui-se que o turismo cultural apoiado pela Transcomplexidade da Educação Patrimonial constitui um espaço político onde a partir da diversidade cultural como o patrimônio cultural universal se estabelecem relações de reconhecimentos dos países e com este respeito pelos cidadãos. Caracteriza-se porque exige diálogos mais complexos de trabalho e acordos conjuntos entre as várias partes interessadas no turismo e setores culturais, os cultistas das comunidades locais através de processos adequados de gestão transcomplex, produzem o desenvolvimento do turismo saudável e equilibrada, atraente e operadoras de políticas comprometidas e treinamento contínuo de gestores culturais. Na Venezuela, a conformação de um sujeito transmoderno no campo do turismo cultural que reúne a proteção de nossa cultura, patrimônio cultural e natural, é desejável sua salvaguarda; se submissão, livre de opressão política em favor de interesses privados; ir a um verdadeiro exercício educacional de patrimônio em material de uma gestão transmoderna e transcomplexa.