Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 28 n. 3 (2017): Setembro-Dezembro; 380-402
Palavras-chave:
Enoturismo; vinho; vinícolas; Serra Gaúcha; Brasil
Resumo: No Brasil, o enoturismo surgiu como atividade regular a partir da década de 1990 e desde então tem crescido rapidamente. A principal região produtora de vinho e receptora de enoturistas no país é a Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Este artigo objetiva descrever as práticas de visitação turística das vinícolas da Serra Gaúcha com particular atenção em questões relacionadas ao histórico da visitação, à estrutura e organização receptiva, aos roteiros de visitação, aos produtos e serviços complementares, à comunicação e promoção, e à quantidade e perfil dos visitantes das vinícolas. Tais objetivos foram alcançados por meio de uma revisão bibliográfica, pesquisa documental e realização de entrevistas semiestruturadas com gestores de vinícolas que recebem visitantes, totalizando consultas a 14 propriedades. O trabalho revela o sucesso da atividade enoturística na Serra Gaúcha e detalhes sobre como tais resultados são alcançados. A simbiose entre turismo e a vitivinicultura é apontada como um dos principais fatores.